SALVE ELA!
O cordão conta com ritmo e músicas próprios, bonecões confeccionados com a ajuda da comunidade e performances especiais que celebram a vida, os conhecimentos ancestrais do partejar, da doulagem e dos cuidados com as mulheres gestantes, os bebês e as crianças.
Dona Micaela Vieira, mulher negra, parteira e benzedeira, veio para São Paulo no final do século XIX, se estabelecendo na Penha, onde viveu a maior parte de sua vida adulta junto de sua família. Por sua notoriedade, Micaela ganhou uma homenagem póstuma no bairro com o nome da praça localizada no início da avenida Amador Bueno da Veiga, uma das mais importantes da região, ponto de saída do cordão.
O cordão atua durante todo o ano, tendo se apresentado em locais parceiros como a USP Leste, o Sesc Interlagos, o Sesc Pompeia, a Casa de Cultura de São Miguel Paulista, o Centro Cultural da Penha, entre outros.
O grupo é composto por pessoas que participam das ações da comunidade do Rosário, com ensaios divulgados nas celebrações e em nossas redes sociais (@comunidadedorosariodapenha).
O grupo participa todos os anos do pré-Carnaval de São Paulo, tendo como roteiro a saída da praça Dona Micaela Vieira e a chegada ao Largo do Rosário do bairro da Penha de França. O cortejo é acompanhado por benzedeiras, porta-estandarte e nossos bonecões.