Temos como propósito difundir a importância da Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França como patrimônio histórico e da cultura popular afro-brasileira que resiste até hoje.
Um refúgio àqueles que buscam a representatividade para a afirmação da identidade negra, entendida como parte de um processo para a conscientização sobre o pertencimento e o fortalecimento dos laços comunitários como uma construção social, histórica, cultural e plural.
Quem faz parte
A Comunidade do Rosário da Penha é composta por pessoas de diversas origens, por representantes de coletivos culturais e artísticos, pesquisadores, por moradores da Penha e do entorno, de associações sem fins lucrativos e pastorais afros.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, com data de registro de 16 de junho de 1802, tem sido um espaço de segurança e de reivindicação de direitos básicos do povo negro desde sua fundação.
Construída em pleno regime da escravidão no Brasil, as irmandades negras tinham como funções oferecer um enterro digno a seus irmãos, promover oportunidades de convívio e interação como festas, proporcionar a compra de alforrias, entre outras.
Resistência
Como uma das últimas Igrejas do Rosário dos Homens Pretos que se mantiveram em seu local original e resistiram a demolições, ela tem um significado fundamental como referência da presença negra na região, tendo se tornado um patrimônio tombado pelo CONDEPHAAT (1982) e, mais recentemente, pelo Conpresp (1991).
1
A Comunidade do Rosário da Penha tem suas práticas apoiadas nos valores civilizatórios afro-brasileiros, como forma de retomada da ancestralidade e de projeção de futuro.
2
O grupo tem se tornado a família ampliada dos que vêm se somando, há mais de 20 anos, às atividades culturais e religiosas desenvolvidas nesse solo sagrado. Assim, é reconhecida como símbolo de resistência, partilha e acolhimento por quem a frequenta.
3
A Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, com data de registro de 16 de junho de 1802, tem sido um espaço de segurança, celebração e de reivindicação fundamental para a comunidade.
Participe
Os encontros têm como objetivo preparar as celebrações dentro das divisões de tarefas: a organização da estrutura, o grupo de animação musical, a liturgia, a alimentação, entre outros. Além disso, é por meio das reuniões que organizamos nossas festas, na visita de integrantes a outras irmandades, homenagens, formações etc.
Todos os meses, realizamos uma limpeza na igreja como preparo para nossas celebrações, sempre no sábado que antecede o primeiro domingo de um mês. Além disso, cumprimos ações regulares de manutenção, descupinização, reparos emergenciais, entre outras referentes à salvaguarda do patrimônio.
Campanhas
Enquanto isso não acontece, organizamos diversas parcerias com universidades, pesquisadores, equipamentos públicos e privados a fim de dar continuidade a nossas ações e fomentar as discussões em torno desse nosso patrimônio.
A contribuição ocorre através das coletas ou das campanhas encampadas de maneira virtual e tem como objetivo principal a manutenção e a preservação do espaço físico interno e externo da igreja. Na imagem acima apontamos as últimas ações e pontos de atenção a serem realizados junto à Igreja.